Quarta, 20 Maio 2020 08:20

Isolamento social

1. Ampliação dos serviços on-line para atender a população.
  2. Suspensão das aulas nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Também foram fechados todos os Faróis do Saber, em praças e nas escolas. Foi cancelada a Prova Brasil. As
  3. crianças e estudantes que estão em casa cumprindo o isolamento têm videoaulas
  4. Cancelamento de todos os programas, atividades e espaços como Esporte e Lazer e Clubes da Gente.
  5. Suspensas as atividades de serviços presenciais nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que estão atendendo apenas situações de emergência.
  6. Atendimentos presencias dos serviços da Prefeitura foram suspensos. Vários órgãos, como Finanças
  7. Foi feita a recomendação de suspender as atividades não essenciais da iniciativa privada, tais como: bares; academias de ginástica, natação e esportes em geral; salões de beleza
  8. Devem se manter em funcionamento as seguintes atividades essenciais, mas evitando aglomerações e adotando comportamentos para conter o avanço do novo coronavírus: supermercados, feiras livres de produtos agricolas, padarias, farmácias, postos de combustível.
  9. Estabelecidos critérios para presença das pessoas nos estabelecimentos e serviços. A capacidade máxima tolerada passa a ser de uma pessoa a cada 9 metros quadrados. Áreas menores, cuja
  10. ocupação seja incompatível com o espaçamento de 9 m2, deverão providenciar o atendimento externo (da porta para fora).
  11. Os locais devem definir acesso de entrada e saída, assegurando o devido controle da circulação. O distanciamento mínimo deve ser de 1,5 metro entre as pessoas e deve ser obedecido também nas filas do lado de fora, que deve ser organizada pelos estabelecimentos.
  12. O local de entrada e também em pontos internos deve ter álcool em gel à disposição dos usuários.
  13. O sistema de alimentação por self-service é proibido. Os estabelecimentos poderão servir pratos à la carte, por delivery ou com entregas nos balcões, seguindo demais regra sanitárias.
  14. Eventos, comemorações e confraternização, a recomendação é que sejam suspensos.
  15. Celebrações religiosas estão suspensas, a recomendação é que sejam feitas por sistema on-line.
  16. Crianças com até um ano de idade e pessoas com 60 anos ou mais devem se deslocar apenas para atividades necessárias, evitando transporte coletivo, excursões, evitando eventos com concentração de pessoas.
  17. Secretarias da administração mudam escalas de trabalho e adotam home office para equipes.